T Vejo Por Aih!

quinta-feira, setembro 21, 2006

ócio

ócio
sm 1 descanso, repouso, folga. 2 lazer, tempo livre, vagar. 3 preguiça, indolência, moleza, ociosidade. 4 vadiagem, vagabundagem, vadiação, ociosidade. A: trabalho (acepções 1, 2 e 4); atividade (acepção 3).

Trocando em miúdos significa não ter o que fazer. Quando não se tem ocupação nenhuma não se produz nada. No entanto uma pessoa ociosa tem mais tempo pra refletir, tirar conclusões, analizar aspectos e gerar idéias. Porisso frequentemente idéias brilhantes nos ocorrem em momentos de ociosidade. Disso pode-se concluir que momentos ociosos nem sempre são improdutivos como deveriam ser.

"Esse pessoal não tem o que fazer hein?"

Considero uma coisa não muito legal de ser dita embora eu mesma às vezes me pego falando isso. Explicarei o por quê. Em minhas muito frequentes (auto-) observações [cof cof], utilizamos esta expressão ao nos depararmos com alguma situação/objeto que surgiu de forma criativa ou inusitada. Geralmente consideramos besteira ou algo supérfluo.

A "enternete" é o mais "novo" antro deste tipo de gentinha desocupada. Em todo canto desta teia de zeros e uns você poderá coletar artefatos dignos desse comentário. Ao nos depararmos com algum vídeo engraçado no YouTube [aleluia salve salve!], com alguma webpage criada para satirizar algo ou uma animação feita toscamente. Tudo que é produzido de maneira criativa. O que seria dos internautas sem essas "pérolas" de vez em quando? Se fossem tolidos todos os tipos de manifestações artísticas a rede mundial de computadores não teria sido tão bem sucedida. Quanto mais tosco, mas sucesso faz. Alguns até são intencionais porque o que importa é a criatividade e saber usar os recursos como pode. Exemplos clássicos são as animações do Mamute e do Daileon.

Tem gente que julga os donos de blogs/fotologs "pessoas sem nada pra fazer". Outras são condenadas por seus hobbies. Ou seja, qualquer pessoa que mantenha alguma atividade sem benefícios monetários (excluindo a filantropia) é considerado um desocupado. Já eu considero os blogueiros os futuros pensadores [cof cof cof... de repende deu uma tosse]. Salvo algumas (muitas) exceções, pode-se através dos blog ter acesso a materiais literários muito bons: crônicas, poesia, histórias mais diversas e principalmente notícias. É inegável que temos aqueles que fazem de seu site coluninhas sociais. Mas assim como em qualquer outro lugar temos também os blogueiros sérios, realmente dispostos a mostrar opinião e personalidade redigindo textos relevantes e comentando os fatos históricos da época. Esses sim devem ser prestigiados. Além do mais, blogueiros nem pedem tanto assim. Eles só gostam de ter seus textos comentados, contestados ou reforçados em sua idéia.

Tento imaginar como seria na época dos grandes pensadores e filósofos. Não sei da história deles mas aposto que maioria deles não trabalhava e passavam o dia vadiando. Pensando bem, a filosofia "deve muito" ao ócio porisso. Agora te digo uma coisa, se eu ganhasse na mega-sena [só fantasiando porque nem jogar eu jogo rs] eu teria todo o prazer de ficar sem fazer nada por um bom tempo. Mente vazia, oficina do diabo? Nem sempre! ;)

Enviado por ThEyA às 21:39

Fale agora ou cale-se para sempre.
| Comente (0)

Me vejo assim...

Eu me chamo Themis mas os outros me chamam de Theya, Timica, Thê, Themisuda, Trêmis, Tlemos, Thâmis. Apenas não me chame de "psiu" nem "ei" pois eu não vou olhar. Mitida não, apenas eu gosto do meu nome e se é pra usar vamos usá-lo.

Moro em Manaus, visual lindo, paisagem magnífica. Detesto preconceito e intolerância. Não gosto de ser previsível e tento ser original. Dou valor à lealdade apesar de levar muito na cara por isso. Gosto de sorvete, chiclete, jujuba, cocada, X-salada sem salada, milk-shake de chocolate e sushi. Sou finalista na faculdade, programadora iniciante, um pouco nerd e geek. Não fumo, bebo socialmente (raramente) e não consigo evitar roer as unhas. Aficionada por televisão e música, sou também uma cinéfila falida. Tímida na frente de quem não conheço, distraída em qualquer lugar e costumo a ser tachada de mitida por isso. Adoro rir, dançar, ler um bom livro, navegar na Internet, trabalhar, beijar na boca, cinema (pode ser em casa também), jogar no computador, meu quarto, som alto, balada e pessoas bem-humoradas.

Não espere encontrar aqui posts diarinhos, miguxês, spams recebidos por email (a não ser em casos muito extraordários). Espere tosquices e futilidades embora goste mais de redigir textos sobre assuntos sérios.

Não sei se alguém aí já notou mas os textos entre colchetes são totalmente dispensáveis. [nhé! mas são divertidos hihih O:D]

Espaço atualizado semanalmente mas às vezes posto mais vezes na semana, vai depender da minha disposição e inspiração. ;)

.: No Orkut
.: No Email



Assinar com Bloglines
Add to Google

O que passou

Home
fevereiro 2005
março 2005
abril 2005
maio 2005
junho 2005
julho 2005
agosto 2005
setembro 2005
outubro 2005
novembro 2005
dezembro 2005
janeiro 2006
fevereiro 2006
março 2006
abril 2006
maio 2006
junho 2006
julho 2006
agosto 2006
setembro 2006
outubro 2006
novembro 2006
dezembro 2006
janeiro 2007
fevereiro 2007
março 2007
maio 2007
janeiro 2011

O que ainda é visível

new road ahead
minha fraqueza
hasta la Isla de Margaritaepisódio final: "A Sala ...
hasta la Isla de MargaritaEpisódio 6: "Eu era um t...
hasta la Isla de Margaritaepisódio 5: "Gringos"
hasta la Isla de Margaritaepisódio 4: "O Namorado ...
hasta la Isla de Margaritaepisódio 3: "A Doida da ...
hasta la Isla de Margaritaepisódio 2: "A Velha Pen...
hasta la Isla de Margaritaepisódio 1: "Os Preparat...
de volta ao solo tupiniquim...

O que vale a pena rever

a filosofia bocóptica
Microsoft versus Apple - para leigos
é com a mão ou com o pé?
fly away
corpo ou coração
aparição
paradigma quebrado
chuva
mamãe natureza comanda
caminhos
empatia e sensibilidade
dia de brincar
toques
fios que amedrontam
lêmure?
desafio aceito
desapego
themis com th
caronas
vivendo e aprendendo (cliché dos infernos!)
filmes que me fizeram chorar
changings
sigula fimi!
queria ser grande...
quem estou? onde sou?
Da Série "Hasta La Isla de Margarita"
(viagem para Venezuela em 2006)
ep. 1: "Os Preparativos"
ep. 2: "A Velha Pentelha"
ep. 3: "A Doida da Rodoviária"
ep. 4: "O Namorado de Gal Costa"
ep. 5: "Gringos"
ep. 6: "Eu era um turista..."
ep. final: "A Sala de Tortura"

Passaram por aqui



Os que leio

Agridoce
Blog da Biazinha
Blowing Bytes
Chez Moi
Confissões do Exílio [New]
Dona Baratinha
Ei Porra!
EMOFF
Escúchame Porra!
Everybody's Got To Learn Sometime
Green Girl
In Loko Again
Jesus Me Chicoteia
Lady Jedi
Lady Gwen
Luabella e Suas Fases
Moacir Caetano
O Malfazejo
No Problems
O Homem Chavão
Rabo de Arraia
Rock Life Style
7 cabeças [New]
Todo Mundo Quer Confete!
Um Amor Para Recordar

O que escuto

O que vejo

Bloguemia Cabocla (Fotolog.com)
Theyabr (Fotolog.com)
Tvejoporaih (Flickr.com)
Ripleybr (Flickr.com)



Template by Theya