T Vejo Por Aih!

quarta-feira, maio 31, 2006

é com a mão ou é com o pé?

Chegou ao meu conhecimento um dias desses um site sobre futebol aonde eles fazem matérias em vídeo comentando fatos ocorridos recentemente. Um dos vídeos, que por sinal foi o motivo de terem mandado pra mim, muito interessante comentava sobre mulheres e futebol. Ele fala sobre a alienação futebolística das mulheres e de um simples teste feito a qualquer uma que tencionasse mostrar algum conhecimento. Explicar a lei do impedimento. Ninguém conseguia passar neste teste. Agora eu digo, se me fizessem essa pergunta eu saberia responder!

Conheço várias mulheres fanáticas por futebol e outras que jogam tão bem quanto alguns homens. Lá em casa mesmo eu tenho esse exemplo vivo: minha mãe é torcedora do Flamengo enquanto meu pai torce pelo Fluminense. Imagine o inferno nos dias de Fla x Flu!! É minha mãe gritando do quarto e meu pai da cozinha. Eles não podem assistir o jogo de uma mesma televisão. Outro exemplo é uma colega da época de faculdade torcedora ferrenha do Palmeiras. Ela sabia todos os dias de jogo, a pontuação e a colocação no hanking em cada campeonato.

Eu também até que gosto de futebol. Não tenho acompanhado nenhum jogo nem notícias dos meus dois times preferidos (Palmeiras e Flamengo) mas adoro esse clima de espectativa de final de campeonato e Copa do Mundo.

Recebi também um e-mail ridículo intitulado de "Regras para o bem viver durante a Copa". Tirando alguns absurdos machistas, até eu fiquei meio com raiva da mulher do cara. Destaquei alguns trechos engraçados (para ler na íntegra clique aqui):
"Querida Esposa,

De 9 de junho a 9 de julho de 2006, você deverá ler a seção de esportes do jornal de modo a se manter a par do que se passa com respeito à Copa do Mundo, o que lhe permitirá participar das conversas. Caso não proceda desta maneira, você será olhada com maus olhos, ou mesmo ignorada por completo. Neste caso, NÃO RECLAME por não receber nenhuma atenção."

"Durante a Copa, a televisão é minha, o tempo todo, sem exceção. Se você dirigir o olhar ao controle remoto, uma vez sequer, você o perderá (o olho)."

"Por favor, por favor, por favor! Se me vir contrariado por algum time de meu interesse estar perdendo, NÃO DIGA coisas como "Ah, deixa isso pra lá, é só um jogo..." ou "Não se preocupe, eles vão ganhar da próxima vez...". Se disser coisas desse tipo, só me deixará com mais raiva e vou amá-la menos. Lembre-se, você jamais saberá mais sobre futebol do que eu e suas supostas "palavras de encorajamento" apenas nos levarão à separação ou ao divórcio."

"Avise suas amigas para no mês da Copa não darem à luz nenhum neném, ou mesmo promover qualquer festa de criança ou eventos de qualquer natureza que exijam minha presença, porque:

a) Eu não vou;
b) Eu não vou, e
c) Eu não vou."

"Os repetecos dos gols são muito importantes. Não importa se já vi o gol ou não, eu quero ver novamente. Muitas vezes."

"E, finalizando, por favor poupe-me de expressões como 'Graças a Deus que só tem Copa do Mundo de quatro em quatro anos'. Estou imune a manifestações dessa natureza, pois após a Copa vêm a Libertadores, Liga dos Campeões, o Campeonato Italiano, O Espanhol, o Brasileirão, etc."
Inspirada nesse e-mail montei um guiazinho só pra você companheira não ficar boiando quando algum mané gritar "impedimento caralho!", "foi falta porra!" ou mesmo "seu juiz filha da puta! num marcou esse pênalti!!!" [é inegável que homens vendo futebol viram neandertais]. Como diria um comentarista de jogo aí que agora não estou lembrando o nome: "A regra é clara".

Jogadores:
  • O goleiro = protege o gol [essa é fácil né]. É o único jogador que pode usar as mãos, e mesmo assim só pode usá-las quando o o ultimo toque for de alguém do time adversário. Porisso que quando é o zagueiro que recua a bola pra ele ele sempre toca a bola com os pés;
  • Os zagueiros = tem a função de ajudar o goleiro a proteger o gol. Ele tenta desarmar os atacantes adversários também;
  • Os laterais ocupam as laterais do campo. Normalmente são os responsáveis de repor a bola em jogo quando esta sai pelas linhas laterais do campo;
  • Os meio campistas = têm basicamente a função de fazer a conexão entre a defesa e o ataque do time [e advinha aonde eles ficam? no meio do campo!! eeeh]. Eles são os grandes responsáveis pelo sucesso dos contra-ataques;
  • O atacante = faz o gol [quén... esse também é facinho].
Regras mais comuns:
  • Lateral = acontece quando a bola sai pelas laterais do campo. Quem cobra é do time adversário de quem deixou sair a bola;
  • Escanteio = quando a bola sai pelo fundo do campo e o último a tocar na bola é do time do qual pertence a área do gol. É cobrado nos vértices do campo, aquele lugar no cantinho da àrea principal aonde tem uma bandeirinha;
  • Reversão = Quando ocorre erro na cobrança da lateral errado. O jogador não pode pisar na linha. Raro de acontecer ou se o juiz é muito pentelho para estar atento à esse detalhes;
  • Tiro de Meta = quando a bola sai pelo fundo do campo e o último a tocar na bola é do time adversário. É cobrado pelo próprio goleiro;
Até agora esses são os mais facinhos. Vou começar a complicar um pouco.
  • Falta = ocorre quando o jogador faz alguma jogada que ponha em risco a integridade física do outro jogador salvo quando fique claro que este tocou na bola durante a jogada. A maior causa de acidentes neste esporte. É cobrado com algum lançamento em direção ao gol mas este deverá ter alguns jogadores formando uma barreira na linha formada de onde o jogador fará o lançamento e o gol [aquela jogada que o cara lança a bola e tem uns carinhas com a mão protegendo as partes "sensíveis"... sempre achei engraçada essa cena... hehehe];
  • Cartões Amarelo e Vermelho = O vermelho expulsa e o amarelo adverte. São mostrados para o jogador dependendo da gravidade da falta ou alguma conduta antiesportiva. Se o jogador também levar um cartão amarelo pela segunda vez ele leva também um vermelho e cai fora do jogo. Quando um jogador é expulso ele não pode ser substituido e o time fica com um a menos;
  • Pênalti [vide foto no início do post]= é uma espécie de falta mas ocorrida na àrea do goleiro [aquele quadradinho em volta do gol]. É cobrado por um jogador frente a frente com o goleiro e o gol [aquela marquinha branca pequena um pouquinho à frente do gol]. Ninguém pode invadir a àrea nem o goleiro pode tirar o pé da linha do gol antes do jogador que está cobrando o pênalti tocar na bola;
  • Impedimento [ai esse é o mais difícil de explicar!] = ocorre no ataque durante lançamento da bola para outro jogador que já está indo em direção ao gol como na figura abaixo. O de vermelho que está com a bola tem que prestar atenção se o zagueiro do outro time (de azum) está à frente de quem ele quer jogar a bola (o outro vermelho mais à frente). Se tiver algum jogador azul atrás do companheiro vermelho do time dele (como na figura) o qual ele está passando a bola (e isso tem que ser no momento do chute) esta jogada está impedida. Porisso algumas vezes o juiz anula gol pois o atacante foi impedido na jogada anterior. Esta é uma das regras mais difíceis de ser marcada pois tudo é muito rápido. Mas se você não tem certeza se é mesmo fique de olho no replay. ;)




Falando ainda em Impedimento, achei um exemplo muito engraçado retirado de um livro que está sendo publicado na grã-bretanha explicando futebol às mulheres.

A Lei do Impedimento

Você vê um par de sapatos que você tem que comprar em uma loja. Uma amiga sua está com a sua carteira e alguém mais viu os sapatos. Você tem que chegar ao balcão e pagar pelos sapatos antes dessa pessoa. Você passa pela outra garota que quer os sapatos e chega ao balcão. Você espera na frente da fila para que sua amiga lhe jogue o dinheiro. Sua amiga lhe passa a carteira. Você faz o pedido dos sapatos e entrega o dinheiro. Revolta generalizada porque você desrespeitou as regras de etiqueta da loja. Impedimento. Nada de sapatos."


Para evitar isso, explica o livro, a cliente teria que pegar a carteira antes de passar a rival e ultrapassá-la na corrida antes de chegar ao balcão. Simples como a regra do impedimento.

Sabendo o básico dessas regrinhas e esquemas você pode entender um jogo de futebol e até mesmo discordar do Galvão Bueno e do Arnaldo César Coelho [lembrei do nome do dito cujo!] durante os jogos. Só tome o cuidado de não discutir com algum futemaníaco pois ele vai dar um jeito de te enrrolar em alguma pegadinha sobre essas regras.

Vamos à copa! Porque mesmo sendo momentâneo essa animação toda é legal ver como o país pára nessa hora, as ruas ficam enfeitadas em clima de festa. É a época na qual a nossa bandeira é mais exaltada. E viva o Brasil!

---

Este título é uma lembrança que tive da época em que fazíamos futebol feminino com as mulheres daqui do trabalho. Era muito comédia. Nós somos realmente ruins de jogo e passávamos a partida toda rindo das jogadas fantárdigas. Quando a bola saía na lateral surgia essa pergunta: "É com a mão ou é com o pé?"

Enviado por ThEyA às 13:18

Fale agora ou cale-se para sempre.
| Comente (0)

Me vejo assim...

Eu me chamo Themis mas os outros me chamam de Theya, Timica, Thê, Themisuda, Trêmis, Tlemos, Thâmis. Apenas não me chame de "psiu" nem "ei" pois eu não vou olhar. Mitida não, apenas eu gosto do meu nome e se é pra usar vamos usá-lo.

Moro em Manaus, visual lindo, paisagem magnífica. Detesto preconceito e intolerância. Não gosto de ser previsível e tento ser original. Dou valor à lealdade apesar de levar muito na cara por isso. Gosto de sorvete, chiclete, jujuba, cocada, X-salada sem salada, milk-shake de chocolate e sushi. Sou finalista na faculdade, programadora iniciante, um pouco nerd e geek. Não fumo, bebo socialmente (raramente) e não consigo evitar roer as unhas. Aficionada por televisão e música, sou também uma cinéfila falida. Tímida na frente de quem não conheço, distraída em qualquer lugar e costumo a ser tachada de mitida por isso. Adoro rir, dançar, ler um bom livro, navegar na Internet, trabalhar, beijar na boca, cinema (pode ser em casa também), jogar no computador, meu quarto, som alto, balada e pessoas bem-humoradas.

Não espere encontrar aqui posts diarinhos, miguxês, spams recebidos por email (a não ser em casos muito extraordários). Espere tosquices e futilidades embora goste mais de redigir textos sobre assuntos sérios.

Não sei se alguém aí já notou mas os textos entre colchetes são totalmente dispensáveis. [nhé! mas são divertidos hihih O:D]

Espaço atualizado semanalmente mas às vezes posto mais vezes na semana, vai depender da minha disposição e inspiração. ;)

.: No Orkut
.: No Email



Assinar com Bloglines
Add to Google

O que passou

Home
fevereiro 2005
março 2005
abril 2005
maio 2005
junho 2005
julho 2005
agosto 2005
setembro 2005
outubro 2005
novembro 2005
dezembro 2005
janeiro 2006
fevereiro 2006
março 2006
abril 2006
maio 2006
junho 2006
julho 2006
agosto 2006
setembro 2006
outubro 2006
novembro 2006
dezembro 2006
janeiro 2007
fevereiro 2007
março 2007
maio 2007
janeiro 2011

O que ainda é visível

mooorra cupido
Microsoft versus Apple - para leigos(as)
coisas que pretendo parar de fazer
sem assunto mas com 1 novidade
upcoming
fly away
relatório do curso - dia 5 - último dia
relatório do curso - dia 4
relatório do curso - dia 3
relatório do curso - dia 2

O que vale a pena rever

a filosofia bocóptica
Microsoft versus Apple - para leigos
é com a mão ou com o pé?
fly away
corpo ou coração
aparição
paradigma quebrado
chuva
mamãe natureza comanda
caminhos
empatia e sensibilidade
dia de brincar
toques
fios que amedrontam
lêmure?
desafio aceito
desapego
themis com th
caronas
vivendo e aprendendo (cliché dos infernos!)
filmes que me fizeram chorar
changings
sigula fimi!
queria ser grande...
quem estou? onde sou?
Da Série "Hasta La Isla de Margarita"
(viagem para Venezuela em 2006)
ep. 1: "Os Preparativos"
ep. 2: "A Velha Pentelha"
ep. 3: "A Doida da Rodoviária"
ep. 4: "O Namorado de Gal Costa"
ep. 5: "Gringos"
ep. 6: "Eu era um turista..."
ep. final: "A Sala de Tortura"

Passaram por aqui



Os que leio

Agridoce
Blog da Biazinha
Blowing Bytes
Chez Moi
Confissões do Exílio [New]
Dona Baratinha
Ei Porra!
EMOFF
Escúchame Porra!
Everybody's Got To Learn Sometime
Green Girl
In Loko Again
Jesus Me Chicoteia
Lady Jedi
Lady Gwen
Luabella e Suas Fases
Moacir Caetano
O Malfazejo
No Problems
O Homem Chavão
Rabo de Arraia
Rock Life Style
7 cabeças [New]
Todo Mundo Quer Confete!
Um Amor Para Recordar

O que escuto

O que vejo

Bloguemia Cabocla (Fotolog.com)
Theyabr (Fotolog.com)
Tvejoporaih (Flickr.com)
Ripleybr (Flickr.com)



Template by Theya