T Vejo Por Aih!

segunda-feira, novembro 07, 2005

empatia e sensibilidade

Empatia é um termo que eu aprendi quando estava lendo sobre Inteligência Emocional - tem um livro "best seller" ótemo de Daniel Goleman com esse título que ainda não li e adoraria ganhar de presente 0:). Ao contrário do que muitos pensam, empatia não é simpatia, mas tem muito a ver com sensibilidade. Significa ter a capacidade de identificar e entender os desejos e sentimentos das pessoas, reagindo de forma apropriada e canalizá-los ao interesse comum. Se colocar no lugar das pessoas, perceber como elas estão sentindo. Isso é útil para saber se relacionar de maneira adequada com qualquer pessoa.

Acabou o mito de que pessoas extremamente inteligentes são fadadas ao sucesso imediato. Goleman chega mesmo a afirmar que 80% das chances de sucesso de um indivíduo são determinadas pelo chamado Q.E. (quociente emocional) e 20% pelo que chamamos de Q.I. Porque não adianta ser tão inteligente e não ter capacidade de manter contatos, ser líder mantendo uma equipe motivada e ter visão de como melhorar a interação entre os integrantes da mesma. Para fazer um teste de Q.E. clique aqui.

Mas também empatia não é para ser usada somente direcionada para a nossa própria espécie. Ontem eu estava vendo aquela reportagem dos monges budistas e em uma certa hora da reportagem eles mostraram um caminho de pedras onde eles mostram onde as formigas estão passando e colocam uma sinalização para que ninguém pise naquele local. Acho isso o máximo! O respeito por todos os seres vivos, inclusive plantas que muitas vezes desconsideramos dessa conta. Tem gente que não se importa de esmagar um inseto ou maltratar um animal qualquer. Eu sempre imaginei o quanto de dor aquele bicho deve sentir quando alguém decide dar-lhe dar uma pisada. Somente quando se pode fazer algo, pois muitas vezes é inevitável acabar pisando em uma formiguinha no caminho ou matar um mosquito que estiver te picando. Estou de acordo somente quando a reação contra um animal se ele estiver pondo a sua vida em risco, ou seja, o instinto de sobrevivência fala mais alto.

As mulheres em sua maioria têm mais facilidade em sentirem emoções alheias através da empatia que os homens apesar de conhecer alguns espécimes altamente empáticos, raridades na verdade e algumas mulheres totalmente alheias a tudo isso. Mas no geral, isso é meio que um fato. Porque as mulheres sempre precisaram se preocupar mais com a cria, são mais compassivas enquanto que os homens precisavam cuidar da caça (nesse caso a empatia com o animal é desaprovada) e segurança da família e do clã. Não é machismo nem preconceito, é evolução. E ainda bem que estamos evoluindo mesmo. Os homens aos poucos estão aprendendo a serem empáticos e a manifestar seus sentimentos de forma mais aberta. Dane-se aquele ditado "homens não choram"!

Eu tenho convição de que se todos praticassem a empatia teríamos menos conflitos. Eu disse menos e não cessá-los pois é muito difícil, mesmo sob estas circunstâncias, ver todos terem a mesma opinião. Porisso, nada disso consiste em CONCORDAR, mas sim ENTENDER. É difícil mas a gente consegue.

Enviado por ThEyA às 12:34

Fale agora ou cale-se para sempre.
| Comente (1)

Me vejo assim...

Eu me chamo Themis mas os outros me chamam de Theya, Timica, Thê, Themisuda, Trêmis, Tlemos, Thâmis. Apenas não me chame de "psiu" nem "ei" pois eu não vou olhar. Mitida não, apenas eu gosto do meu nome e se é pra usar vamos usá-lo.

Moro em Manaus, visual lindo, paisagem magnífica. Detesto preconceito e intolerância. Não gosto de ser previsível e tento ser original. Dou valor à lealdade apesar de levar muito na cara por isso. Gosto de sorvete, chiclete, jujuba, cocada, X-salada sem salada, milk-shake de chocolate e sushi. Sou finalista na faculdade, programadora iniciante, um pouco nerd e geek. Não fumo, bebo socialmente (raramente) e não consigo evitar roer as unhas. Aficionada por televisão e música, sou também uma cinéfila falida. Tímida na frente de quem não conheço, distraída em qualquer lugar e costumo a ser tachada de mitida por isso. Adoro rir, dançar, ler um bom livro, navegar na Internet, trabalhar, beijar na boca, cinema (pode ser em casa também), jogar no computador, meu quarto, som alto, balada e pessoas bem-humoradas.

Não espere encontrar aqui posts diarinhos, miguxês, spams recebidos por email (a não ser em casos muito extraordários). Espere tosquices e futilidades embora goste mais de redigir textos sobre assuntos sérios.

Não sei se alguém aí já notou mas os textos entre colchetes são totalmente dispensáveis. [nhé! mas são divertidos hihih O:D]

Espaço atualizado semanalmente mas às vezes posto mais vezes na semana, vai depender da minha disposição e inspiração. ;)

.: No Orkut
.: No Email



Assinar com Bloglines
Add to Google

O que passou

Home
fevereiro 2005
março 2005
abril 2005
maio 2005
junho 2005
julho 2005
agosto 2005
setembro 2005
outubro 2005
novembro 2005
dezembro 2005
janeiro 2006
fevereiro 2006
março 2006
abril 2006
maio 2006
junho 2006
julho 2006
agosto 2006
setembro 2006
outubro 2006
novembro 2006
dezembro 2006
janeiro 2007
fevereiro 2007
março 2007
maio 2007
janeiro 2011

O que ainda é visível

medo
...
cheiros
toques
beliefs
constatação...
dia de brincar
do contra
em algum lugar da Zona Sul de Manaus
na estrada

O que vale a pena rever

a filosofia bocóptica
Microsoft versus Apple - para leigos
é com a mão ou com o pé?
fly away
corpo ou coração
aparição
paradigma quebrado
chuva
mamãe natureza comanda
caminhos
empatia e sensibilidade
dia de brincar
toques
fios que amedrontam
lêmure?
desafio aceito
desapego
themis com th
caronas
vivendo e aprendendo (cliché dos infernos!)
filmes que me fizeram chorar
changings
sigula fimi!
queria ser grande...
quem estou? onde sou?
Da Série "Hasta La Isla de Margarita"
(viagem para Venezuela em 2006)
ep. 1: "Os Preparativos"
ep. 2: "A Velha Pentelha"
ep. 3: "A Doida da Rodoviária"
ep. 4: "O Namorado de Gal Costa"
ep. 5: "Gringos"
ep. 6: "Eu era um turista..."
ep. final: "A Sala de Tortura"

Passaram por aqui



Os que leio

Agridoce
Blog da Biazinha
Blowing Bytes
Chez Moi
Confissões do Exílio [New]
Dona Baratinha
Ei Porra!
EMOFF
Escúchame Porra!
Everybody's Got To Learn Sometime
Green Girl
In Loko Again
Jesus Me Chicoteia
Lady Jedi
Lady Gwen
Luabella e Suas Fases
Moacir Caetano
O Malfazejo
No Problems
O Homem Chavão
Rabo de Arraia
Rock Life Style
7 cabeças [New]
Todo Mundo Quer Confete!
Um Amor Para Recordar

O que escuto

O que vejo

Bloguemia Cabocla (Fotolog.com)
Theyabr (Fotolog.com)
Tvejoporaih (Flickr.com)
Ripleybr (Flickr.com)



Template by Theya