T Vejo Por Aih!

quinta-feira, janeiro 26, 2006

mamãe natureza comanda

Às vezes a genética deixa deveras impressionada. Maravilhoso é esse mundo microscópio onde as células se dividem, se multiplicam e dão forma à seres lindos como eu [hahahahaha vai ser convencida assim lá na casa do baralho!]. E dentro dessas minúsculas particulas podemos encontrar o Ácido Desoxirribonucléico [repete cinco vezes sem parar...] que carrega a nossa ficha completa codificada nos genes. Os genes são as pecinhas coloridas da figura ao lado. Dependendo de qual pecinha está encaixada com qual e da sua posição no conjunto vai determinar a cor dos olhos, o temperamento, doenças, etc.

Ele, o DNA, é o brinquedo preferido da "Mamãe Natureza". É só dar uma estudadinha nos períodos "Tatarozóicos" para vermos as criações bizarras que aconteciam. A conclusão mais óbvia a ser tirada: só sobrevive quem se adapta. Ou modificando o corpo ou modificando os hábitos. Que exemplo melhor que nossa espécie? Habitantes de lugares quentes como os Africanos, Indianos e os próprios nativos americanos desenvolveram melanina na pele para se proteger do sol. Os próprios negros que, segundo meu professor de biologia, não possuem apêndice. Só explicando, este órgão não possui mais função no nosso corpo pois ele é uma herança da nossa época de herbívoros e auxiliava na digestão. Um dia não teremos mais amígdalas e dentes do ciso. A evolução é inevitável.

Mas o fato para mim mais admirável é a possibilidade de saber quase tudo, disse quase pois ainda não chegamos a tal nível de "onisciência" científica, sobre um indivíduo somente lendo o seu código genético. Mas já é de grande valia conseguirem mapear todo o código genético de um animal. Agora faltam somente descobrir para que servem todos os 35 mil genes. ;D

A variedade genética também garante muito na construção de exemplares mais fortes e resistentes. Porisso é de grandíssimo risco a união entre parentes pois pode gerar uma criança com muitos problemas de saúde. Tudo isso porque a probabilidade de essa criança herdar características mais fracas dos pais, sendo estes mais ou menos da mesma linhagem, é muito maior. Mas quando dá tudo certinho vem outro fato igualmente admirável também: na hora da fecundação o código genético do pai se funde [veja bem, eu disse fuuundeee] com o da mãe criando uma nova combinação de genes. O ser que será gerado após isso será um ser único, mas ao mesmo tempo terá características de dois outros.

Sempre achei meio exagero das pessoas dizerem pra mim "tú é a cópia da tua mãe!". Na aparência eu nunca discuti. Mas de vez em quando eu paro para prestar a atenção em mim e detecto certos comportamentos típicos de meus pais. É engraçado às vezes me pegar dando uma risada parecida com a da minha mãe ou sendo tão impaciente como meu pai. Quando somos adolescentes fazemos tanto esforço para sermos diferentes, tentamos sempre fugir dessa "regra" genética. Depois de adquirir um pouco de maturidade percebemos que não podemos escapar e até começamos a compreender um pouco os nossos velhos. Como diria nosso saudoso Renato Russo: "Você culpa seus pais por tudo, isso é um absurdo. São crianças como você. O que você vai ser quando você crescer."

Enviado por ThEyA às 16:25

Fale agora ou cale-se para sempre.
| Comente (1)

Me vejo assim...

Eu me chamo Themis mas os outros me chamam de Theya, Timica, Thê, Themisuda, Trêmis, Tlemos, Thâmis. Apenas não me chame de "psiu" nem "ei" pois eu não vou olhar. Mitida não, apenas eu gosto do meu nome e se é pra usar vamos usá-lo.

Moro em Manaus, visual lindo, paisagem magnífica. Detesto preconceito e intolerância. Não gosto de ser previsível e tento ser original. Dou valor à lealdade apesar de levar muito na cara por isso. Gosto de sorvete, chiclete, jujuba, cocada, X-salada sem salada, milk-shake de chocolate e sushi. Sou finalista na faculdade, programadora iniciante, um pouco nerd e geek. Não fumo, bebo socialmente (raramente) e não consigo evitar roer as unhas. Aficionada por televisão e música, sou também uma cinéfila falida. Tímida na frente de quem não conheço, distraída em qualquer lugar e costumo a ser tachada de mitida por isso. Adoro rir, dançar, ler um bom livro, navegar na Internet, trabalhar, beijar na boca, cinema (pode ser em casa também), jogar no computador, meu quarto, som alto, balada e pessoas bem-humoradas.

Não espere encontrar aqui posts diarinhos, miguxês, spams recebidos por email (a não ser em casos muito extraordários). Espere tosquices e futilidades embora goste mais de redigir textos sobre assuntos sérios.

Não sei se alguém aí já notou mas os textos entre colchetes são totalmente dispensáveis. [nhé! mas são divertidos hihih O:D]

Espaço atualizado semanalmente mas às vezes posto mais vezes na semana, vai depender da minha disposição e inspiração. ;)

.: No Orkut
.: No Email



Assinar com Bloglines
Add to Google

O que passou

Home
fevereiro 2005
março 2005
abril 2005
maio 2005
junho 2005
julho 2005
agosto 2005
setembro 2005
outubro 2005
novembro 2005
dezembro 2005
janeiro 2006
fevereiro 2006
março 2006
abril 2006
maio 2006
junho 2006
julho 2006
agosto 2006
setembro 2006
outubro 2006
novembro 2006
dezembro 2006
janeiro 2007
fevereiro 2007
março 2007
maio 2007
janeiro 2011

O que ainda é visível

biAtch
apatia
o que a cassassa faz com uma pessoa
como fui capturada na rede
primeiro post do ano
merry x-mas
verão é o meu ovário esquerdo!
curtas sobre longas
crianças por favor não leiam
nhé

O que vale a pena rever

a filosofia bocóptica
Microsoft versus Apple - para leigos
é com a mão ou com o pé?
fly away
corpo ou coração
aparição
paradigma quebrado
chuva
mamãe natureza comanda
caminhos
empatia e sensibilidade
dia de brincar
toques
fios que amedrontam
lêmure?
desafio aceito
desapego
themis com th
caronas
vivendo e aprendendo (cliché dos infernos!)
filmes que me fizeram chorar
changings
sigula fimi!
queria ser grande...
quem estou? onde sou?
Da Série "Hasta La Isla de Margarita"
(viagem para Venezuela em 2006)
ep. 1: "Os Preparativos"
ep. 2: "A Velha Pentelha"
ep. 3: "A Doida da Rodoviária"
ep. 4: "O Namorado de Gal Costa"
ep. 5: "Gringos"
ep. 6: "Eu era um turista..."
ep. final: "A Sala de Tortura"

Passaram por aqui



Os que leio

Agridoce
Blog da Biazinha
Blowing Bytes
Chez Moi
Confissões do Exílio [New]
Dona Baratinha
Ei Porra!
EMOFF
Escúchame Porra!
Everybody's Got To Learn Sometime
Green Girl
In Loko Again
Jesus Me Chicoteia
Lady Jedi
Lady Gwen
Luabella e Suas Fases
Moacir Caetano
O Malfazejo
No Problems
O Homem Chavão
Rabo de Arraia
Rock Life Style
7 cabeças [New]
Todo Mundo Quer Confete!
Um Amor Para Recordar

O que escuto

O que vejo

Bloguemia Cabocla (Fotolog.com)
Theyabr (Fotolog.com)
Tvejoporaih (Flickr.com)
Ripleybr (Flickr.com)



Template by Theya